Sistema Montessori de Ensino

Maria Montessori

Segundo Maria Montessori, a educação deve ser uma ajuda para a vida e, portanto, deve servir como meio de apoio e orientação à criança em sua tarefa monumental de construir as fundações de sua personalidade.
São três os fatores do curso desta construção: o aparelho psíquico da criança, com suas necessidades, potencialidades e períodos sensíveis; o contexto cultural, com seus modelos, hábitos e padrões de comportamento, ideologias e vários outros aspectos da civilização e o mundo material com suas características, ao qual o homem precisa se adaptar para utilizar as faculdades livremente.

Nas novas pesquisas sobre Aprendizagem, a funcionalidade do cérebro e a Neurociência apontam o Sistema Montessori de Ensino – SME como ativador das redes neurais. A importância conferida ao SME deve-se ao enfoque especial dado por Maria Montessori ao desenvolvimento psíquico, desde tenra idade. Os objetos cognoscíveis cientificamente elaborados de acordo com os períodos sensíveis, a liberdade de opção, um educador estudioso e libertador são, segundo Maria Montessori, parte fundamental da aquisição de conhecimento e, ainda, na construção de sólida estrutura afetiva e ética.

A escola Cidadã

A escola cidadã sabe que se nasce cidadão, mas um cidadão esclarecido, consciente, ativo e solidário forma-se. A escola cidadã oferece um currículo aberto à diversidade ou à sensibilidade para as diferenças dos alunos, para que todos aprendam quem são os outros.

Como reconhecer uma escola-cidadã:

– Ela é acolhedora – Possui variedade de objetos cognoscíveis – É bela, alegre, prazerosa, feliz – É democrática, participativa e autônoma – Possui espaço para as relações interculturais – É movimentada, cheia de eventos, de encontros, de gente que quer aprender e ensinar de forma dinâmica e feliz – É uma instituição escolar, por isso mesmo, integrada e inteirada com sua comunidade, com sua cidade, com seu país, com o mundo.