Informe do Mês – Junho

PROJETO TRIMESTRE

O Ar em Movimento

Projeto do Junho

Festa Junina – O Sopro no Fole da Sanfona

Vocês já viram um instrumento que parece uma caixinha mágica que canta quando a gente aperta e puxa? Esse é a sanfona! Neste mês de festejos juninos vamos, junto com a sanfona de Dominguinhos, conhecer um pouco da sua obra, nos embalar no sopro da sanfona e dançar com muita alegria e animação. Cada agrupamento se envolverá em uma de suas músicas para dançarmos na Festa Junina do Petra.

ACONTECEU POR AQUI...

Agrupada 0

Os pequenos vivenciaram experiências encantadoras com o elemento ar! Fizemos bolas de sabão que flutuavam suavemente pelo espaço, provocando sorrisos e tentativas de alcançar para estourar cada bola. Brincamos com tiras de papel celofane, que ao serem tocadas pelo vento criaram diferentes movimentos, despertando a curiosidade das crianças. Para enriquecer nossas vivências contamos a história dos Três Porquinhos, dando destaque ao momento em que o lobo sopra para derrubar as casinhas. A história despertou expressões curiosas e olhares atentos.

Dentro da rotina montessoriana, no momento das refeições, temos o cuidado de respeitar o ritmo de cada criança. Fazemos o uso de dois talheres: uma colher do profissional que vai oferecer a refeição e outra colher para a criança, como um convite para que possam experimentar as primeiras noções de se alimentar com autonomia.

Agrupada Ia

Durante o Projeto de Maio, as crianças se envolveram em brincadeiras e jogos com a temática do ar, explorando suas características e efeitos por meio de atividades lúdicas. Uma das atividades mais envolventes foi brincar de picar papel com as mãos e em seguida soprar os pedaços com diferentes intensidades (fraco e forte). Fazer força para soprar e acompanhar a direção que o papel picado tomava atraiu a atenção e a curiosidade de todos.

Outra proposta divertida foi a brincadeira com bolinhas de sabão. Observaram como as bolinhas se comportavam em ambientes fechados (sala) e abertos (ar livre), tentando soprá-las. Em sala, as bolas flutuavam com mais facilidade, enquanto na área livre, o vento as levava rapidamente para o alto.

A rotina do mês foi permeada por atividades práticas em que incentivamos a autonomia com brincadeiras de vida prática, como organizar os espaços após as atividades e brincadeiras.

Agrupada Ib

Exploramos a presença do ar e suas diferentes formas de manifestações. Em uma vivência no Solário, observamos o ar presente no espaço e a ação do vento. Cada criança manuseou um ventilador portátil, observando o vento que dele saía. As crianças sopraram bolhas de sabão, visualizando o movimento das bolhas pelo ambiente – uma experiência lúdica e sensorial.

Confeccionamos móbiles para a sala com colagens de elementos da natureza para as crianças observarem o movimento provocado pelo vento. Com canudos, as crianças sopraram papéis coloridos e penas em bandejas. Observaram como o ar desloca objetos leves. Na contação da história “Os Três Porquinhos”, de Bia Vilella, as crianças interagiram de forma divertida ao assoprar as casinhas dos personagens, observando o impacto do vento, tentando imitar o lobo.

Na rotina montessoriana, as crianças exploraram as diferentes estantes, entre elas a estante de materiais sensoriais. Os Cilindros de Cor, os Encaixes Sólidos e a Escada Marrom – recursos que estimulam a percepção tátil, visual e a coordenação motora. Ainda em maio, as crianças visitaram a Mostra Literária Ana Maria Machado.

Agrupada II

As pesquisas, brincadeiras e experiências sobre o elemento ar foram repletas de descobertas. A participação e interação nas histórias, canções e brincadeiras ampliaram o vocabulário das crianças. O ar foi explorado de forma lúdica e natural, como na atividade de relaxamento com música para brincar de inspirar e expirar. Com a dramatização da história dos “Três Porquinhos” as crianças, ao soprar as casinhas, perceberam que o ar em movimento causa efeitos. Vivenciaram atividades com canudos e, ao assoprar, exploraram de forma lúdica os efeitos do ar em movimento, observando como ele é capaz de deslocar objetos leves, como papéis e copos. A sala Montessoriana oferece ricas experiências por meio dos jogos que despertam e aguçam os sentidos dos pequenos. Os materiais de Educação dos Sentidos, oferecem experiências diversificadas para estimular os sentidos de forma concreta. Cada criança faz suas descobertas no seu ritmo de desenvolvimento.

Agrupada III

Durante o mês de maio as crianças vivenciaram experimentos sobre o ar. Fizeram pinturas de sopro, confeccionaram e brincaram de pipa. Conheceram um pouco sobre os artistas Cândido Portinari e Alfredo Volpi. Inspirados nas obras relacionadas ao ar, confeccionaram pinturas e desenhos.

Participaram de roda de conversa sobre o estado do ar que respiramos e o que podemos fazer para cuidar do meio ambiente. Alguns realizaram pesquisa sobre o tema e apresentaram para os demais em nosso Mini Fórum.

No Método Montessori, a matemática é trabalhada de forma concreta, visando desenvolver a compreensão das crianças. Através dos jogos, as crianças desenvolvem a compreensão de diferentes conceitos matemáticos, como números, quantidades e operações.

AGENDA JUNHO 2025

Confira a nossa Programação!

FESTA JUNINA PETRA 2025

No Fole da Sanfona com Dominguinhos

Nossa Festa Junina fará uma homenagem ao Músico Dominguinhos e sua sanfona. Os ensaios já vão começar! Preparem seus figurinos!
Dia do Evento: 29 de Junho
Local: Clube AABB Lagoa – Avenida Borges de Medeiros, 829.
Horário: 10h às 14h
Em breve maiores informações!

Rolar para cima