ATIVIDADES COMPLEMENTAREs

MUSICALIZAçÃO

É no brincar que a liberdade de criação se apresenta. A música mantém forte elo com a brincadeira.

Os jogos musicais estão presentes nas diferentes culturas. Além das atividades de brincadeiras com música e instrumentos, uma vez por semana, cada turma recebe o professor de iniciação musical para um trabalho específico.

Captando sons no ambiente, ouvindo instrumentos variados (violão, flautas e outros), apreciando música clássica, as crianças vão refinando seu gosto musical. As professoras, no dia a dia, reconhecem a importância do preparo do gosto musical que lhes cabe promover, portanto, a música clássica tem seu espaço garantido como fundo nas diversas atividades.

culinÁRIA INFANTIL

A nutricionista e as professoras cuidadosamente proporcionam um espaço com múltiplas situações de aprendizagem de Vida Prática, que englobam inúmeras áreas do conhecimento e movimentos preciosos.

As atividades vivenciadas baseiam-se em temas de Estudos Sociais e Ciências Físicas e Biológicas diretamente ligados ao cotidiano, exigindo observação, experimentação e confecção.

psicomotricidade

A prática psicomotora na educação infantil é uma atividade de caráter essencialmente educativo e preventivo. Esta se utiliza do movimento corporal e de atividades lúdicas para estimular o desenvolvimento psicomotor, promover a integração dos aspectos motores, cognitivos e socioafetivos, além de preparar as crianças para aprendizagens futuras, favorecendo consideravelmente a alfabetização e prevenindo distúrbios de aprendizagem.

A educação psicomotora estimula as habilidades das crianças e busca uma harmonia entre a idade cronológica e a idade psicomotora. O trabalho tem caráter profilático, pois permite prevenir inadaptações e/ou defasagens psicomotoras que podem ser difíceis de corrigir depois de estruturadas. As atividades propostas vêm favorecer o desenvolvimento psicomotor e permitir às crianças expressarem seus sentimentos, idéias e emoções através do lúdico. O trabalho sendo realizado em grupo favorece a socialização, as trocas afetivas e a construção da personalidade através do descobrimento da própria individualidade. O espaço oferecido à comunicação e expressão corporal favorece o laço de ligação entre o somático, psíquico e o emocional.

ARTE

Não é necessário dia, nem hora para a produção artística. Todas as classes possuem rico espaço para arte (cavalete, tintas, papéis variados, massinha) de modelar, argila (após três anos), sucata ... e uma vez por semana recebem especial atenção da professora de arte. Sempre contextualizada com os projetos do mês ou eventos culturais, a professora cria livremente ou conduz a produção sobre os temas em discussão.

IDIOMA ESTRANGEIRO - INGLÊS

Jogos e brincadeiras de corpo são desenvolvidos e o novo idioma é apresentado à semelhança da aquisição do código oral do português.

Duas vezes por semana, as crianças de dois anos em diante brincam com o novo idioma, sob a orientação de um profissional específico.

TECNOLOGIA DIGITAL – ROBÓTICA

A partir de 5 anos.

As aulas de informática têm um planejamento integrado aos conteúdos pedagógicos da escola, contam com atividades que visam a desenvolver e a exercitar no aluno a capacidade de observação e crítica, permitindo a construção de conhecimentos que sirvam como base de “integração” com as diversas áreas do conhecimento e, especificamente, no campo tecnológico, visam a desenvolver no aluno as habilidades básicas próprias desta faixa etária. Estas aulas são ministradas em parceria com a empresa Sinapse Tecnologia Educacional.

RECREAÇÃO NA PISCINA

Uma vez por semana (ou duas, para os alunos do horário integral), as crianças participam com os colegas e a professora de uma recreação na piscina. A ida à piscina não tem a preocupação com as técnicas do esporte, e sim, com o lazer.

ATIVIDADES opcionaiS

NATAçÃO

Venha conhecer este novo mundo!

A Natação Infantil Potencializando o Desenvolvimento de Seu Filho

Não há uma única etapa da vida de um ser humano na qual a natação não traga benefícios. É justo dizer que movimentar o corpo dentro, sobre ou sob a água pode ter efeitos positivos profundos em todas as etapas do desenvolvimento humano. Na criança, podemos observar uma melhoria de sua coordenação motora, um maior poder de concentração, maior segurança em seus relacionamentos, além das já propagadas vantagens físicas (cardio-respiratórias, musculares, posturais, etc). O nosso programa visa, além de todas as vantagens já mencionadas, promover um conhecimento de seu filho de suas possibilidades e limitações dentro de locais com piscinas recreativas ou competitivas, dando aos pais maior segurança e possibilidade de salvar seu filho no caso de algum acidente aquático.

CAPOEIRA

O que a capoeira pode fazer pelo seu filho! Treinar capoeira é suficiente para a criança desfrutar dos benefícios da nossa arte genuinamente brasileira.

  • Uma atividade física que reúne luta, cultura, música - uma arte que engloba várias outras.

  • Proporciona técnica, força, coordenação motora, equilíbrio estático/dinâmico, além de ser um exercício para o sistema cardiovascular.

  • Prática de valores como respeito a regras, diversão, competitividade, solidariedade, cidadania, ludicidade. Uma luta que promove a formação do caráter mental e físico da criança.

  • Desenvolve a autoestima, socialização e integração social.

  • Não há barreiras para a prática da capoeira na infância.

Do simples ao complexo, do iniciante ao mestre, a capoeira é uma só!

Pense diferente... Descubra a capoeira!

OFICINA DO MOVIMENTO

A dança leva a criança a perceber o corpo e o movimento como formas de linguagem; amplia a capacidade de observar, perceber, criar, agir; desenvolve o equilíbrio, o ritmo, e a noção de espaço; propicia o desenvolvimento da coordenação motora e da memória visual e auditiva; estimula a criatividade e o raciocínio; e contribui para a formação sócio-afetiva, além de estimular a criatividade e exercitar a responsabilidade e a disciplina através da satisfação.

 

Na Oficina de Dança Petra o processo ensino-aprendizagem acontece de forma atraente e criativa, utilizando-se de histórias e de personagens para estimular a criança ao movimento e a expressão corporal. Músicas infantis populares, eruditas e folclóricas contribuem para uma assimilação natural e espontânea do aluno, transformando a aula de dança em um momento de grandes descobertas.

eventos

festa da família

Exposição "OVOS - Origem da VidA"

festa junina